10/11/2023
PARANÁ TERÁ ONDA DE CALOR INCOMUM E UMA DAS MAIS INTENSAS DA HISTÓRIA

Onda de calor que atingirá o estado do Paraná será extraordinária com marcas jamais vistas em muitas cidades e que podem atingir 45ºC ou mais. O Paraná será atingido por uma onda de calor histórica pelo terceiro mês seguido com marcas extremas de temperatura em vários municípios e uma alta probabilidade de quebra de recordes históricos.
Os institutos de meteorológicos projetam temperaturas máximas muito fora do comum, mesmo em cidades habituadas a calor muito intenso, com marcas 10ºC a 15ºC acima da climatologia histórica em algumas tardes. O que os modelos mostram de calor é tão extraordinário e fora da curva histórica que a onda de calor pode ser a mais intensa já registrada no Brasil em valores de temperatura máxima.

 


A onda de calor já está nos seus estágios iniciais e tende a ganhar muita força durante os próximos dias. A temperatura na tarda da terça-feira atingiu 42,3ºC no município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), as máximas da terça na Argentina país vizinho atingiram 46,0ºC em Rivadavia; 44,9ºC em Santiago del Estero; 44,0ºC em Las Lomitas e 43,7ºC no Observatório de Córdoba.


▪️ A ONDA DE CALOR VAI SE EXPANDIR A PARTIR DO FIM DE SEMANA.


O calor mais extremo, inicialmente, atinge áreas do Centro-Oeste, como nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira, o calor mais intenso concentra-se no Centro-Oeste e no interior de São Paulo, Oeste e Sudoeste do Paraná. Mas a partir do fim de semana a massa de ar quente se amplia e as máximas muito altas passam a alcançar mais áreas. Isso porque a massa de ar quente ganha força e se expande geograficamente a partir do sábado.
A tendência fica evidente nos mapas de projeção de temperatura máxima dia a dia entre esta quarta e o sábado a partir de dados do modelo do serviço meteorológico alemão (Icon). Com isso, os valores de temperatura que devem ser alcançados na próxima semana e ao redor da metade deste mês no Centro do Brasil podem ser absurdamente elevados e em níveis jamais vistos em centenas a milhares de cidades brasileiras com quebra de enorme número de recordes.
O Oeste e Sudoeste do Paraná podem ter máximas em muitas cidades de 42ºC a 44ºC, mas com registros em algumas cidades tão altos quanto 45ºC a 46ºC ou mais. Trata-se, assim, de evento de calor muito fora do comum e potencialmente a onda de calor mais intensa a atingir o Brasil em máximas nominais desde o começo das medições meteorológicas no começo do século XX.
A onda de calor que começa tem potencial de estabelecer recordes de temperatura máxima em diversas capitais, inclusive naquelas que alcançaram novos recordes em setembro e outubro. Uma área de alta pressão em altitude, típica de bolhas de calor, atuará entre o Oeste e Sudoeste do Paraná onde haverá enorme convergência de umidade com chuva extrema nos estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Créditos: Diário do Paraná Imagem: Reprodução

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9