03/05/2023
O tenente-coronel Mauro Cid Barbosa foi preso na manhã desta quarta-feira (3) durante uma operação da Polícia Federal.

O tenente-coronel Mauro Cid Barbosa foi preso na manhã desta quarta-feira (3) durante uma operação da Polícia Federal. A corporação ainda fez buscas em um endereço de Bolsonaro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro não foi alvo de mandado de prisão, mas deve prestar depoimento ainda nesta quarta. O ministro Alexandre de Moraes autorizou a operação. Até as 7h20, policiais seguiam no condomínio onde Jair Bolsonaro mora desde que voltou ao Brasil, em março.


 


A PF investiga um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Na operação, os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro.

De acordo com a investigação, a inclusão dos dados falsos aconteceu entre novembro de 2021 e dezembro do ano passado. Ainda segundo a PF, as pessoas beneficiadas conseguiram emitir certificados de vacinação e usar para burlar restrições sanitárias impostas pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos.

A lista de alvos inclui ainda o policial militar Max Guilherme e o militar do Exército Sérgio Cordeiro. Os dois são seguranças próximos de Bolsonaro e atuaram na proteção dele durante o mandato presidencial.

A PF ainda afirma que o objetivo do grupo seria "manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas" e "sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19".

Os fatos são investigados dentro de um inquérito aberto no STF (Supremo Tribunal Federal).

Créditos: Fonte: Catve com informações da TV Cultura

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9