03/04/2023
Papa Francisco diz que Lula foi condenado sem provas e que Dilma tem “mãos limpas”

Em entrevista ao canal argentino C5N, concedida antes da sua internação por uma infecção respiratória, o papa Francisco defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff (ambos do PT), dizendo que o primeiro foi condenado pela Justiça sem provas e que a segunda sofreu impeachment injustamente.

O jornalista Gustavo Sylvestre fez uma pergunta sobre lawfare, o conceito sob o qual a Justiça é utilizada para perseguir oponentes, e alegou que teria ocorrido esse tipo de perseguição contra Lula e os ex-presidentes de esquerda Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Cristina Kirchner (Argentina).
“O lawfare abre caminho nos meios de comunicação. Deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal os desqualifica e metem ali a suspeita de um crime. Então, faz-se todo um sumário, um sumário enorme, onde não se encontra [a prova do crime], mas para condenar basta o tamanho desse sumário. ‘Onde está o crime aqui?’ ‘Mas, sim, parece que sim...’ Assim condenaram Lula”, respondeu Francisco.

 

 

O papa acrescentou: “Falando de Brasil, o que aconteceu com Dilma Rousseff?”. Sylvestre opinou que a petista sofreu impeachment em 2016 por “um ato administrativo menor”, ao que Francisco respondeu com elogios à ex-presidente: “Uma mulher de mãos limpas, uma mulher excelente”.
Francisco abordou também o conceito jurídico de Fumus Delicti (comprovação ou indícios de um crime), apontando: “Às vezes a fumaça do crime te leva ao fogo do crime, outras vezes é uma fumaça que se perde porque não tem fundamento”.

Sylvestre encerrou o trecho da conversa sobre o Brasil dizendo que “inocentes são condenados”, e o papa falou novamente: “No Brasil, isso aconteceu nos dois casos”.

Créditos: Gazeta do Povo - Foto: Reprodução internet ilustrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9