21/02/2023
Possível caso de "vaca louca" no Brasil é investigado pelo Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura informou nesta segunda-feira (20), que investiga um caso suspeito de mal da vaca louca no país. “O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que, acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da ‘vaca louca’), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos.
 
 
 
A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”, informou a pasta, em nota. O Mapa não divulgou onde há a suspeita. Segundo a Agência Brasil, trata-se de um animal em idade avançada que morreu em um pasto no Pará, teria sete ou oito anos.
 
 
A doença se manifesta através de desordens comportamentais, causadas por alterações do estado mental (apreensão, nervosismo, agressividade) falta de coordenação dos membros durante a marcha e incapacidade de se levantar. O animal afetado deixa de se alimentar e rapidamente perde condição corporal.
Se o caso for confirmado, as exportações brasileiras de carne bovina para a China deverão ser suspensas. Em 2015, os dois países assinaram um protocolo sanitário que obriga autoembargo do Brasil quando há novo episódio da doença.
 

Créditos: Fonte: Agência Brasil

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9